NANOFERT

Com a palavra, o Fundador e Head de Ciência e Tecnologia da NANOFERT, Ritesh Sharma

Fundador da Nanofert, Ritesh Sharma conta um pouco sobre a marca e como ela está revucionando o mercado de fertilizantes
Publicado em 05/08/2024

Ritesh Sharma é indiano e traz consigo mais de 25 anos de experiência no setor de tecnologia em grandes empresas. Fundador da NANOFERT junto a Fausto Caron, é engenheiro formado por uma das universidades mais renomadas da Índia, a Barkatullah University, e com MBA em negócios pela Copenhagen Business School. Ritesh sempre foi apaixonado por tecnologia e todas as infinitas possibilidades que ela traz para o futuro. Foi seu perfil visionário e empreendedor que viabilizou esse projeto de trazer ao Brasil a nanotecnologia aplicada à agricultura, por meio da parceria com a IFFCO.

Mas o mais interessante é entender os princípios por trás dessa trajetória baseada na tecnologia, mas com fortes princípios éticos e culturais, princípios esses que a NANOFERT tem como ponto fundamental manter vivos aqui no Brasil: 1º Princípio é servir os produtores. Oferecer efetivamente os melhores produtos com o melhor preço. Trazer aos agricultores produtos com alta tecnologia, qualidade e eficiência para auxiliá-los em seus desafios diários no campo. 2º Princípio é cuidar da natureza. Por meio da tecnologia, desenvolver produtos que preservem o solo, a água e o ar, garantindo a sustentabilidade ambiental. 3º Criar autossuficiência para o país. Diminuir a dependência externa de importações e dar mais segurança ao produtor local.

E a nanotecnologia presente nos produtos responde a estes princípios com maestria. Maximiza o uso eficiente dos nutrientes, reduz o desperdício, aumenta a produtividade e a qualidade do cultivo, melhorando a relação custo-benefício ao agricultor. Além disso, a nanotecnologia hoje desempenha um papel crucial na promoção da sustentabilidade ambiental na agricultura ao permitir uma absorção muito mais eficiente de nutrientes pelas plantas, reduzindo a lixiviação e a emissão de gases poluentes, que são problemas comuns com fertilizantes convencionais aplicados ao solo.

A adubação foliar associada à nanotecnologia cada vez mais vem demonstrando resultados superiores em todas as culturas. E o produtor precisa de todos os fatores de apoio que possam ajudar a garantir uma safra de sucesso, com resultados melhores do que a safra do ano anterior, fechando no azul. O produtor busca produtos com o melhor custo-benefício, que supram de verdade as necessidades de sua lavoura e tragam soluções eficientes para suas dores no campo. E a tecnologia é o caminho.

Para assistir ao nosso fundador Ritesh Sharma contando um pouco de sua história e porque escolhemos a IFFCO como nossa parceira, acesse o link e aproveite para nos seguir em nossas redes sociais!

OECD logoDepartment of Science and Technology
Intellectual Property India
Certificações e patente
  • Mais de 10 certificações em segurança, qualidade do processo produtivo e sustentabilidade ambiental.
  • Patente globalmente registrada dos produtos com proteção de propriedade na Índia por 20 anos.