O que é a nanotecnologia e quais os benefícios da sua aplicação na agricultura?
Publicado em 24/07/2024A nanotecnologia é um campo inovador da ciência e da engenharia que envolve a manipulação e controle da matéria em uma escala extremamente atômica e molecular, uma revolução invisível a olho nu, mas com uma capacidade de contribuição sem precedentes.
Em dimensões de moléculas entre 1 e 100 nanômetros, sua aplicação está mudando paradigmas na medicina, na tecnologia e agora na agricultura moderna e sustentável. Para se ter uma ideia, um nanômetro é equivalente a um bilionésimo de metro, o que significa que estamos lidando com estruturas que podem ser 10.000 vezes menores que o diâmetro de um fio de cabelo humano e mil vezes menores que uma célula humana ou vegetal.
Segundo o professor Valtencir Zucolotto, professor de Física da Universidade Federal de São Carlos (UFSC) e Coordenador do Grupo de Nanomedicina e Nanotoxicologia GNano/USP, e do Instituto de Estudos Avançados (IEA)/USP, os materiais na escala nanométrica apresentam propriedades físicas, químicas e biológicas diferentes das observadas em escalas maiores. De forma bem simplista, com a nanotecnologia podemos modificar as propriedades de um material simplesmente alterando seu tamanho, sem a necessidade de reações químicas. A nanotecnologia permite desenvolver estruturas e dispositivos com controle a nível atômico e molecular. Como resultado, temos acesso a um universo de possibilidades que não existia até bem pouco tempo atrás. É uma verdadeira revolução na forma como interagimos com os materiais.
Quando trabalhamos em escala atômica, como é o caso das nanopartículas de fertilizantes foliares NANOFERT, quanto menor o tamanho da partícula maior será o número de átomos à superfície disponíveis para interação com o sistema da planta e maior será sua reatividade. Isso significa que a redução do tamanho das partículas permite aumentar significativamente a área de contato com o ambiente e sua concentração de atuação.
O Dr. Lakshmanan, diretor da IFFCO-NanoVentions, exemplifica esse assunto comparando a área de contato de uma maçã inteira com a de uma maçã fatiada em lâminas finas: a área de contato com o ambiente aumenta consideravelmente quando a maçã é fatiada. Da mesma forma acontece quando os nutrientes são reduzidos a tamanhos nanométricos.
Isso explica porque os fertilizantes foliares com nanotecnologia, como NANO UREIA e NANO DAP, apresentam um resultado superior aos fertilizantes foliares convencionais, oferecendo resultados expressivos em aumento de produtividade com menos quantidade de produto aplicado e maior preservação do meio ambiente. O uso mais eficiente dos nutrientes evita perdas, preservando solo, água e ar e contribuindo para uma agricultura mais verde e sustentável.
Além disso, por seu tamanho exclusivo, as nanopartículas permitem uma absorção mais rápida e eficiente pela folha, onde são translocadas com grande mobilidade através do floema, facilmente assimiladas pelas células por meio da membrana celular e metabolizadas no interior das mesmas.
Mais um ponto fundamental da nanotecnologia aplicada aos produtos NANOFERT é o bioencapsulamento das nanopartículas de nutrientes em materiais 100% biodegradáveis e inofensivos ao meio ambiente. Isso permite melhor eficiência de uso dos nutrientes por liberação controlada e uma maior compatibilidade química com outros produtos beneficiando o processo de diversas formas, entre elas, reduzindo custos de aplicação ao produtor e servindo como potente agente carreador para outros produtos.
A nanotecnologia é uma revolução científica há décadas, e uma revolução tecnológica há tempos, mas só há uns 3 anos vivenciamos a nanotecnologia como uma revolução industrial, ou seja, saímos de uma produção laboratorial e extremamente limitada para alcançamos a possibilidade de produção em larga escala. Na medicina, esse avanço foi alcançado durante a Pandemia de COVID, no desenvolvimento das vacinas. Alguns obstáculos foram vencidos nesse período como a produção em escala, regulação e cuidados com a toxicidade já que a concentração dessas moléculas é muito superior quando em escala nanométrica. Na agricultura, a IFFCO foi a primeira a produzir nanofertilizantes em larga escala no mundo e hoje é uma das maiores fornecedoras de fertilizantes.
Estamos orgulhosos em sermos a empresa pioneira junto à IFFCO a trazer nanofertilizantes para o produtor agrícola no Brasil. E agora que você pode compartilhar um pouco mais desse sentimento conosco, ao entender a grandiosidade do potencial da nanotecnologia aplicada corretamente à agricultura e seu impacto positivo para o produtor rural e para o meio ambiente.