Nanotecnologia: A Nova Fronteira na Eficiência dos Fertilizantes e na Sustentabilidade Agrícola
Publicado em 20/09/2024A próxima revolução da agricultura não será a descoberta de novos nutrientes, mas sim a disrupção na eficiência de uso dos nutrientes pelo sistema da planta. Quanto do seu investimento em insumos está sendo realmente aproveitado pelas plantas? E quanto dos insumos estão sendo simplesmente despejados no meio ambiente, causando desequilíbrio no solo, contaminação de lençóis freáticos, sem contar na emissão de gases de efeito estufa? Você já parou para pensar nisso?
Sabemos que desde o início do uso de fertilizantes nitrogenados, vimos a produção das safras aumentar exponencialmente, e na busca por maior produtividade, mais e mais fertilizantes foram sendo aplicados no solo. Mas hoje sabemos que essa prática, além de não trazer os resultados almejados, acabam por trazer muitos danos a médio e longo prazo, para o produtor e para o meio ambiente.
Com o uso da nanotecnologia e a descoberta de como reproduzir os resultados em laboratório em produção de nanofertilizantes em larga escala, a agricultura, os produtores, a sociedade e o meio ambiente ganharam uma aliada sem precedentes!
Em escala nano, os materiais de forma geral tendem a adquirir novas formas de ação e novas oportunidades de aplicação. À medida que diminuímos seu tamanho, aumentamos sua reatividade por causa da área superficial, em outras palavras, sua biodisponibilidade aumenta consideravelmente, uma vez que mais átomos reativos estão à superfície para interação. Além disso, é possível bioencapsular essas moléculas para que seu uso seja ainda mais eficiente, como no caso da liberação controlada de nutrientes e a compatibilidade química com outros produtos como no caso da preparação de caldas para aplicação foliar.
Isso significa que com nanofertilizantes, menos é mais! Menores quantidades de insumos com mais eficiência e mais produtividade, e consequentemente menos perdas para o meio ambiente.
Assista ao Dr. Lakshmanan explicando tudo em nosso canal no YouTube e saiba como essa inovação pode transformar sua produção!