NANO UREIA: A Revolução dos Fertilizantes na Agricultura Brasileira
Publicado em 06/09/2024Sabe por que a NANO UREIA é tão importante para a agricultura brasileira? É porque a NANO UREIA é a solução para melhorar a eficiência do uso de nitrogênio pelas plantas e reduzir os impactos ambientais.
Desenvolvido com tecnologia patenteada, e com mais de 10 certificações em biossegurança, toxicidade, qualidade do processo produtivo e sustentabilidade, a NANO UREIA representa uma forma disruptiva e eficiente de fornecer nitrogênio à planta via foliar.
Com pequenas doses, a NANO UREIA ajuda a suprir a demanda de N das lavouras, nos estágios mais críticos do seu desenvolvimento.
O melhor aproveitamento de N proporcionado pela NANO UREIA atua com grande eficiência, diretamente no metabolismo das plantas, promovendo aumento na produção de proteínas e aminoácidos. Com a NANO UREIA, a eficiência fotossintética das plantas é aumentada em 20%.
Sua fórmula com nanotecnologia, possui nanopartículas bioencapsuladas em tamanho entre 20 a 50 nanômetros, o que aumenta significativamente sua superfície de contato e número de átomos disponíveis para interação e permite:
- Mais de 90% de absorção e maior facilidade de assimilação de nitrogênio pelas plantas.
- Entrega direcionada e precisa: os nanofertilizantes podem fornecer nutrientes de forma mais precisa às plantas, reduzindo o desperdício e melhorando a absorção de nutrientes.
- Mais eficiência com uma menor dosagem, aumentando a produtividade e reduzindo o risco de acúmulo de nutrientes no solo e perdas de nitrogênio para o ambiente.
- Maior compatibilidade química com outros produtos.
- Liberação controlada.
- Vantagem ao produtor na facilidade de aplicação, armazenamento e transporte, além de maior retorno sobre o investimento feito na lavoura.
A NANO UREIA aumenta a eficiência da produção agrícola, promovendo um crescimento mais rápido e vigoroso das plantas, além de melhorar a qualidade do solo a longo prazo e contribuir para a preservação do meio ambiente.
A NANO UREIA contribui para o Conceito 4C reconhecido pela indústria mundial de fertilizantes como essencial para a sustentabilidade dos sistemas agrícolas: Fonte Certa, na Dose Certa, no Momento Certo, no Lugar Certo.
Sua produção é mais limpa e requer menos recursos e menor consumo de energia quando comparado à ureia convencional. Por conta da nanotecnologia, 500ml de NANO UREIA equivalem a 1 saco de 45Kg de ureia convencional.
Um dos problemas da agricultura brasileira envolve a questão dos fertilizantes: eles são essenciais para alcançar alta produtividade e lucratividade, mas, ao mesmo tempo, sua aplicação não é eficaz, com perdas principalmente devido à volatilização, lixiviação e baixa absorção. O Embrapa, o mais renomado instituto de pesquisa agropecuária do Brasil, tem investido em pesquisas para desenvolver fertilizantes de liberação lenta, uma tecnologia que ajuda a incorporar melhor o fertilizante ao solo, evita desperdícios e pode reduzir os custos para os produtores rurais. Para isso, a nanotecnologia é possivelmente a melhor solução.
A NANOFERT, no Brasil, tem trabalhado em estreita coordenação com a IFFCO e a IFFCO-Nanoventions para validar os nanofertilizantes no Brasil. Os resultados da primeira fase de testes de campo com nanofertilizantes no Brasil foram animadores e confirmam o potencial dessa nova geração de nanofertilizantes. Confira resultados de pesquisa da NANO UREIA no Milho, realizados na safra 24/25 com a Fundação MT.
Nós da NANOFERT consideramos a necessidade de desenvolver formulações de nanofertilizantes direcionadas às necessidades da agricultura brasileira e no volume necessário para satisfazer a grande demanda de fertilizantes no país. Ao otimizar a distribuição de nutrientes, os nanofertilizantes podem aumentar a produtividade das culturas e melhorar a qualidade dos produtos, o que é essencial para que o Brasil mantenha e amplie seu papel como um importante fornecedor global de alimentos.