Micronutrientes e Nanotecnologia
Publicado em 17/01/2025Micronutrientes e Nanotecnologia
No contexto do agronegócio moderno, altas produtividade e a sustentabilidade ambiental são pilares fundamentais e estão diretamente relacionados com a nutrição das lavouras. Entre os elementos essenciais para o desenvolvimento das culturas, os micronutrientes desempenham um papel vital. Estudos conduzidos por renomadas instituições destacam que a deficiência de micronutrientes pode limitar severamente o potencial produtivo das plantas, mesmo em solos ricos em macronutrientes como nitrogênio, fósforo e potássio.
Os micronutrientes desempenham papéis cruciais no metabolismo das plantas, como na formação de enzimas e proteínas, que refletem na produtividade e qualidade das culturas. No entanto, sua baixa biodisponibilidade, dificuldades de absorção e mobilidade comprometem o potencial das lavouras, resultando em grandes perdas de produtividade.
No Brasil, como grande produtor de commodities como soja, milho, cana-de-açúcar e café, a demanda por micronutrientes é impulsionada pela necessidade de maximizar a eficiência no uso de terras agrícolas. Além disso, solos tropicais, comuns no país, frequentemente apresentam deficiências em micronutrientes.
A nanotecnologia, junto à tecnologia de quelatização, surge como uma solução transformadora para transpor essas limitações de interação e absorção dos micronutrientes. Nanoestruturas bioencapsuladas em polímeros 100% biodegradáveis e livres de EDTA facilitam a entrega dos micronutrientes de forma eficiente, direcionada e com liberação controlada. Isso garante maior estabilidade, biodisponibilidade, absorção e mobilidade, potencializando o aproveitamento pelas plantas.
Na NANOFERT, empregamos nanotecnologia para desenvolver fertilizantes foliares que transformam o manejo dos micronutrientes. Nossos produtos foliares são criados para maximizar a eficiência, com absorção completa entre 3 e 6h de mais de 90% dos nutrientes aplicados. Essa tecnologia não apenas reduz impactos ambientais, mas também promove uma agricultura sustentável e altamente produtiva. Além de outros benefícios como compatibilidade química, necessidade de menores doses de aplicação, entre outros.
O futuro da agricultura está intimamente ligado à adoção de práticas nutricionais mais precisas, e os micronutrientes ocupam um lugar de destaque nesse cenário. Como afirmou Epstein (1972), autor do clássico Mineral Nutrition of Plants: Principles and Perspectives: “a nutrição mineral das plantas não é apenas uma ciência, mas uma arte que combina conhecimento técnico e manejo preciso, permitindo que o potencial genético das culturas seja plenamente explorado”.
Assim, garantir o equilíbrio nutricional das plantas, especialmente com os micronutrientes, é muito mais do que uma técnica agrícola: é a chave para lavouras mais produtivas, alimentos de maior qualidade e maior retorno no campo. Com o manejo correto e o uso de tecnologias inovadoras, como nanofertilizantes NANOFERT com Tecnologia Avançada de Quelatização e Nanoencapsulamento, o produtor rural pode transformar desafios em oportunidades, explorando ao máximo o potencial das suas culturas e garantindo resultados que fazem a diferença na safra e no bolso.
Entre em contato com a NANOFERT e descubra como podemos ajudar você a cultivar um futuro melhor.