NANOFERT

NANOFERT e seu fundador e CEO, Fausto Caron: Uma Nova Abordagem na Agricultura Brasileira

Imagem ilustrativa com a foto de Fausto Caron e o título do artigo: NANOFERT e seu fundador e CEO, Fausto Caron: Uma Nova Abordagem na Agricultura Brasileira
Publicado em 10/06/2024

Desde muito jovem, nosso fundador e CEO, Fausto Caron, se apaixonou pelo agronegócio seguindo o legado de sua família. Fausto reconhece a relevância crucial do setor para o desenvolvimento econômico do país e seu potencial transformador para a sociedade e o meio ambiente. Após duas décadas de experiência nacional e internacional no setor financeiro, desenvolvimento de projetos empresariais e envolvimento contínuo no setor do agronegócio, Fausto uniu forças com Ritesh Sharma e juntos decidiram embarcar em um novo desafio. Em 2023, fundaram a NANOFERT. Com o objetivo de trazer soluções aos desafios enfrentados pelos agricultores brasileiros, encontraram na parceria estratégica com a IFFCO, a maior empresa de fertilizantes da Índia e uma das maiores cooperativas do mundo, a oportunidade de trazer ao Brasil fertilizantes foliares com uma tecnologia inovadora: a nanotecnologia. A IFFCO é citada na página 34 do Plano Nacional de Fertilizantes até 2050, como uma das maiores produtoras de ureia do mundo.

Para falar de uma nova abordagem na agricultura brasileira, precisamos levantar temas como a preocupação com a segurança alimentar, os desafios com a necessidade do aumento da produção de alimentos e as limitações na importação de fertilizantes e área cultivável. Além disso, o impacto negativo do mal uso e desperdício de fertilizantes, que prejudicam o solo, contaminam lençóis freáticos e são os principais causadores de emissão de óxido nitroso, 300 vezes mais potente e danoso em termos de emissões de gases de efeito estufa em comparação ao dióxido de carbono.

Daí surge a oportunidade de melhorar significativamente a forma de utilização de fertilizantes no Brasil, oferecendo uma agricultura inteligente, mais eficiente e sustentável para todos, com menos recursos utilizados e mais produtividade e rentabilidade ao agricultor.

Tecnologia e Sustentabilidade

Os fertilizantes foliares da NANOFERT utilizam nanotecnologia patenteada, garantindo a entrega de nutrientes no interior da planta, sem desperdícios. Sua eficiência permite racionalizar a quantidade de fertilizantes, enquanto aumenta a produtividade dos cultivos.

O impacto dessa nova tecnologia é tremendo para a sustentabilidade ambiental e para fatores econômicos, desde o aumento da produtividade até a redução na dependência da cadeia de suprimentos. Lembrando que o Brasil é o quarto maior importador de fertilizantes do mundo.

As estimativas da FAO indicam que o Brasil terá um papel crucial na crescente demanda global por alimentos, que deverá aumentar em 50% até 2050.

Um litro de NANO UREIA equivale a, no mínimo, 5 litros de ureia líquida convencional. Essa relação impacta todo o processo logístico e traz economia ao produtor em várias frentes operacionais.

Além disso, o uso de nanofertilizantes contribui para a preservação do meio ambiente. Sem desperdícios, eles protegem o solo e reduzem as emissões de gases do efeito estufa.

Fausto Caron, durante uma visita à IFFCO, observou de perto as impressionantes instalações que produzem os nanofertilizantes que serão trazidos ao Brasil. A IFFCO será capaz de abastecer tanto seu mercado interno quanto as exportações, até que a NANOFERT inicie sua produção local.

Fausto Caron e todo o time NANOFERT estão dedicados a contribuir para o avanço do setor, gerando valor econômico, social e ambiental por meio de inovação tecnológica, práticas sustentáveis e desenvolvimento de parcerias estratégicas.

OECD logoDepartment of Science and Technology
Intellectual Property India
Certificações e patente
  • Mais de 10 certificações em segurança, qualidade do processo produtivo e sustentabilidade ambiental.
  • Patente globalmente registrada dos produtos com proteção de propriedade na Índia por 20 anos.