NANO UREIA e NANO DAP:
Publicado em 29/08/2024NANO UREIA e NANO DAP: Como a Nanotecnologia Pode Melhorar a Agricultura Brasileira?
A agricultura brasileira, mais do que nunca, está em busca de inovações que possam aumentar a produtividade com sustentabilidade ambiental. Para o mercado do agronegócio envolvido em questões globais como a segurança alimentar, impacto das mudanças climáticas e sustentabilidade do planeta, a nanotecnologia é uma solução promissora que traz grandes benefícios.
O que a NANO UREIA e NANO DAP têm a ver com isso? Tudo!
NANO UREIA e NANO DAP são fertilizantes foliares líquidos que utilizam nanopartículas e aumentam consideravelmente a eficiência de nutrição das plantas. Essa tecnologia permite que os nutrientes sejam absorvidos de forma mais eficiente pelo sistema da planta, otimizando o crescimento das culturas e reduzindo o desperdício e impactos no meio ambiente. Para a lavoura, proporcionam impulso imediato corrigindo deficiências nutricionais, ao mesmo tempo que preservam a microbiota do solo. Mais produtividade, mais sustentabilidade, mais retorno sobre o investimento ao produtor.
A NANO UREIA é um fertilizante foliar nitrogenado com nanopartículas bioencapsuladas entre 20 a 50 nm (nanômetros), que penetram facilmente nas células das plantas, promovendo uma nutrição mais eficiente e precisa, atendendo as necessidades nutricionais da planta de forma mais eficaz e com uma menor dosagem de produto. Este produto pode substituir grandes volumes de ureia granulada, reduzindo a quantidade de insumos necessários e os custos de transporte e aplicação.
Já o NANO DAP é um fertilizante foliar fosfatado que utiliza nanopartículas de fosfato de amônio bioencapsuladas com tamanhos inferiores a 100 nm. Assim como a NANO UREIA, o NANO DAP facilita a absorção e a utilização dos nutrientes, resultando em maior produtividade às lavouras.
Para entender melhor como funciona a nanotecnologia aplicada aos nossos produtos, convidamos você a assistir a este vídeo.
Benefícios para a Agricultura Brasileira
- Aumento da Produtividade: Testes realizados com NANO DAP e NANO UREIA em culturas como soja e milho mostram um crescimento significativo na produtividade. Com uma nutrição mais eficiente, as plantas crescem mais fortes e saudáveis, resultando em colheitas mais abundantes e grãos de melhor qualidade.
- Redução do Impacto Ambiental: O uso de nanoinsumos diminui o desperdício de nutrientes e minimiza a contaminação do solo e das águas, preservando o meio ambiente e reduzindo a emissão de gases de efeito estufa.
- Eficiência Econômica: Substituir volumes de fertilizantes granulados por pequenas quantidades de fertilizantes líquidos NANO reduz custos com transporte, armazenamento e aplicação.
- Sustentabilidade a Longo Prazo: A nanotecnologia não só melhora a eficiência imediata das culturas, como também contribui para a saúde do solo a longo prazo. Com uma menor utilização de insumos químicos e uma aplicação mais precisa dos nutrientes, é possível manter a fertilidade do solo e a biodiversidade.
A NANOFERT, em parceria com a Indian Farmers Fertilizer Cooperative (IFFCO), uma das maiores cooperativas agrícolas do mundo, tem desempenhado um papel fundamental na introdução desses nanoinsumos no Brasil. Essa parceria representa a união da expertise em nanotecnologia aplicada às necessidades da agricultura para desenvolver a NANO UREIA e o NANO DAP com o conhecimento da realidade e especificidades dos campos e das culturas brasileiras. Embora existam várias semelhanças entre Brasil e Índia, essa colaboração visa adaptar e criar produtos específicos para as nossas condições, garantindo que os produtores locais tenham acesso às tecnologias mais avançadas, já testadas e aprovadas em diversas condições e em diversas culturas.