Agricultura de precisão: Conceito 4c
Publicado em 01/11/2024O conceito 4C – ou os “4 Certos” – destaca-se como base para a recomendação técnica de fertilizantes, apoiando-se nos pilares do Produto Certo, na Dose Certa, no Momento Certo e no Local Certo. Esse modelo propõe uma abordagem otimizada de manejo nutricional, que ganha ainda mais relevância quando associado às inovações trazidas pela nanotecnologia.
Professores e pesquisadores da ESALQ e muitas outras instituições têm demonstrado que uma nutrição balanceada e precisa pode impactar positivamente o desenvolvimento e a produtividade das culturas. Ao aplicar o conceito 4C, eles buscam minimizar perdas e promover uma eficiência máxima dos nutrientes. Esse princípio, associado à nanotecnologia, oferece uma possibilidade inovadora de fornecer micronutrientes e macronutrientes de forma ainda mais controlada e eficaz.
O Conceito 4C é simples: aplicar a fonte certa de nutrientes, na dosagem certa, no momento certo e no lugar certo. O Conceito 4C considera as dimensões econômica, social e ambiental do manejo de nutrientes e, por isso, foi reconhecido pela Indústria Mundial de Fertilizantes como uma abordagem essencial para assegurar a sustentabilidade dos sistemas agrícolas.
Com a nanotecnologia, o setor agrícola atinge novos níveis de eficiência no fornecimento de nutrientes para as plantas. As partículas bioencapsuladas em nanoescala permitem uma absorção mais rápida e uniforme, atingindo diretamente os tecidos celulares das plantas e aumentando a eficácia da aplicação. Esse avanço minimiza desperdícios e reduz a lixiviação, trazendo benefícios ao solo e ao meio ambiente. Além disso, liberam os nutrientes de maneira gradual e direcionada, promovendo um suporte nutricional mais prolongado e equilibrado.
Esses benefícios da formulação dos nanofertilizantes foliares da NANOFERT são um convite aos produtores atenderem ao conceito 4C com maior precisão, otimizando o uso de insumos e contribuindo para práticas agrícolas mais sustentáveis e produtivas.