NANOFERT

A 3ª geração de fertilizantes foliares: Nanofertilizantes

Conheça a 3ª geração de fertilizantes foliares: Nanofertilizantes
Publicado em 14/08/2024

É visível a evolução pela qual a agricultura moderna tem passado para atender às crescentes demandas por produtividade, sustentabilidade e preservação dos recursos naturais. Nesse cenário, a fertilização foliar com nanofertilizantes tem atraído muita atenção e pode ser aplicada como complemento à fertilização do solo.

Para entender melhor esse momento, vamos falar especialmente da adubação foliar. Após as duas primeiras gerações – os convencionais e os quelatizados – agora entramos em uma nova era: a 3ª geração de fertilizantes foliares, impulsionada pela nanotecnologia.

Primeira Geração: O Início da Fertilização Foliar

Tudo começou com a necessidade de suprir deficiências nutricionais rapidamente, especialmente em situações de emergência para a planta. Apesar de oferecer uma absorção mais rápida pelas folhas em comparação com a absorção do solo, a adubação foliar simples não era muito eficiente já que havia muita perda por volatilização, lixiviação ou escorrimento.

Segunda Geração: Proteção dos Nutrientes

Com o tempo, descobrimos como proteger melhor os nutrientes com a introdução dos fertilizantes quelatizados, que protegem, especialmente os micronutrientes, contra reações indesejadas que podem reduzir sua disponibilidade para as plantas. Com isso houve melhora na nutrição e redução de perdas no meio ambiente.

Terceira Geração: NANOTECNOLOGIA, a revolução

É aqui que a história dá um salto gigantesco. Com a NANOFERT, trouxemos ao mercado uma inovação que está redefinindo a agricultura moderna: os nanofertilizantes! Imagine um fertilizante em que cada partícula é projetada para entregar nutrientes de forma precisa exatamente onde a planta mais precisa, de uma forma que a planta consiga absorver, metabolizar e assimilar com facilidade, sem desperdícios.

Os nanofertilizantes NANOFERT podem aprimorar os indicadores fisiológicos e bioquímicos das plantas, como a taxa fotossintética e a eficiência de absorção de nutrientes, além de impulsionar seu sistema de defesa. Isso porque, a utilização de nanomateriais melhora a eficiência na entrega de nutrientes e proporciona não só uma liberação controlada, mas também direcionada. Também permite melhor manejo da nutrição, já que aumenta a absorção pelas plantas e reduz as perdas de nutrientes no meio ambiente, o que é uma grande vantagem em termos de economia para o produtor, e de sustentabilidade ambiental para o planeta.

As nanopartículas bioencapsuladas presentes nos nanofertilizantes NANOFERT possuem uma superfície de contato maior para interação, o que as torna mais reativas. Isso, somado a outras características especiais permitem o uso de doses muito menores em comparação aos fertilizantes convencionais das gerações anteriores para obter resultados com aumento significativo na produtividade e qualidade das culturas.

Para o meio ambiente, os nanofertilizantes significam menos recursos utilizados, menos dosagem de produto aplicado, redução da eutrofização e da contaminação das águas subterrâneas, além de protegerem os nutrientes contra vazamentos ou volatilização, mantendo sua fertilidade por mais tempo do que os fertilizantes tradicionais.

Com a NANOFERT, você está investindo em um futuro mais sustentável. Nossos nanofertilizantes reduzem o uso de recursos naturais e minimizam os impactos ao meio ambiente, enquanto maximizam a produtividade da lavoura e a rentabilidade do agricultor.

A 3ª geração de fertilizantes foliares não é apenas uma inovação; é uma mudança que promete redefinir os padrões da agricultura moderna. E a NANOFERT, pioneira nesta jornada, convida você a conhecer mais sobre essa tecnologia e seus benefícios para o campo. Siga-nos nas redes sociais para saber ainda mais sobre nossos produtos.

OECD logoDepartment of Science and Technology
Intellectual Property India
Certificações e patente
  • Mais de 10 certificações em segurança, qualidade do processo produtivo e sustentabilidade ambiental.
  • Patente globalmente registrada dos produtos com proteção de propriedade na Índia por 20 anos.